Thursday, May 05, 2011

E EU ERA O TEU KWANZA*...

E eu era o teu kwanza
Caudaloso
E tortuoso
Destreza
A farfalhar as margens
Das tuas paragens!

Um kwanza vaidoso
E sinuoso
A fundir a doçura
Do meu açúcar
Na salgadura
Das ondulações do teu mar!

Ou ainda a nostalgia
Dum pôr-do-sol a entardecer
A luz do teu dia
Eu era a delicadeza
Duma brisa
A sussurrar-te o amanhecer!

Era a noite solitária
A beijar a insónia
Da tua madrugada
Uma mania
D’aurora adiada
Na maré da tua praia!

Era a melodia
Do trecho
Do canto dum riacho
Harmonia
D’águas a batucarem pedras
E a polirem lascas ásperas!

Um aceno distante
No anoitecer
Da tua noite
Dormida-acordada
Eu era o kwanza da tua almofada
A balbuciar-te o alvorecer!


Décio Bettencourt Mateus in "Xé Candongueiro!"

Luanda, 07 de Junho de 2007.

* Kwanza: rio de angola.

10 comments:

Ana Tapadas said...

Vibrante poesia, plena de sentidos. Adorei.
Abraço

maria azenha said...

Lindíssima a sua Poesia.

Tem alma vibrante...

Obrigada,

Anonymous said...

Claro q conheco este poema... Um dos meus favoritos em Xe Candongueiro! Momento lirico que nos transcende. Belo, belissimo meu mano!
Sakidila!
Namibiano Ferreira

DECIO BETTENCOURT MATEUS said...

O mano Namibiano anda muito sumido...

NAMIBIANO FERREIRA said...

Mano,
Já temos saudades de um poeminha....
kandandu
Bom dia da Dipanda, amanha.

DECIO BETTENCOURT MATEUS said...

Verdade mano Namibiano. Estou só à espera do novo rebento. E então teremos novamente poesia a farta! Obrigado. Kandandu.

Odete said...

Lindo poema!... Adorei. Espero que o novo rebento o inspire para novas poesias tão intensas quanto esta. Felicidades.

Odete said...

Lindo poema!... Adorei. Espero que o novo rebento o inspire para novas poesias tão intensas quanto esta. Felicidades.

DECIO BETTENCOURT MATEUS said...

Obrigado Amiga Odete.

Anonymous said...

This is actually a homeowner debt consolidation company reviews loan. Borrowers
can seek the help of an agency. Online lenders facilitates you with the in depth details of it all so that you cannot spare
the money, and tell them your situation truthfully. You are eating
away at their valuable time.

Check out my blog - imp source